quarta-feira, 27 de abril de 2011

Linguagem ADA


       Ada é uma Linguagem de programação estruturada, de tipagem estática, é uma linguagem imperativa, orientada a objetos e é uma linguagem de alto nível, originada de Pascal e outras linguagens. Foi originalmente produzida por uma equipe liderada por Jean Ichbiah da CII Honeywell Bull, contratados pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos durante a década de 70, com o intuito de substituir as centenas de linguagem de programação usadas pelo DoD. Ada é uma aplicação com compiladores validados para uso confiável em missões criticas, tais como softwares de aviação. Normatizada internacionalmente pela ISO, sua versão mais atual é de 2005.
      O nome Ada é uma homenagem a condessa de Lovelace, Augusta Ada Byron, filha de Lord Byron que trabalhou com Charles Babbage e é considerada como a primeira programadora de computadores da História.
  •  Ada foi desenvolvida para ser mais do que apenas mais uma linguagem de programação, já que ela inclui muitos dos princípios modernos de engenharia de software. Por exemplo, o conceito de ocultação de informação foi inserido na linguagem ao invés de ser implementado como uma técnica de programação  
  • também foi feita para o desenvolvimento de grandes sistemas. 
  • é especialmente apropriada para uso em equipe.

Estrutura Básica
--Declaracoes de bibliotecas
Procedure nome_do_programa is
--Declaracoes de variaveis
begin--Corpo do programa com as instrucoes e calculos
end nome_do_programa;
Obs: Todo e qualquer comentário é iniciado com dois traços seguidos “--” e terminam no fim da linha.  

Exemplos práticos de programas escritos em Ada 

Programa Olá Mundo!

No exemplo abaixo, temos um código básico de um programa escrito em Ada, usando a biblioteca Text_IO, que fornece procedimentos de entrada e saída para trabalhar com textos.
--Programa Alo Mundo
 
With Ada.Text_IO; Use Ada.Text_IO;
 
Procedure AloMundo is
 
begin
        Put("Programando em Ada!");
        New_Line;
        Put_Line("Exemplo do Alo Mundo!!");
end AloMundo;
        No código acima, o comando Put_Line, imprime na tela toda a expressão que está entre aspas dentro dos parênteses, seguido de uma quebra de linha no final da expressão. No caso de querer implementar uma nova linha para identar melhor a saída, pode se fazer o uso do comando “New_Line;”. Esse comando realiza uma quebra de linha na saída do texto na tela.

 

Um comentário: